PT | EN


Relatório SoftPower "Enhancing the soft power of Innovation agencies"

A ANI e a NESTA – fundação britânica de estímulo à inovação publicaram o relatório “Enhancing the soft power of Innovation agencies: the role of services, competencies and skills”, que analisa e compara os serviços de capacitação e apoio não-financeiro e as competências internas de 24 agências de inovação públicas na Europa. Este documento resulta do esforço da task-force europeia ‘SoftPower’, liderada pela ANI em colaboração com a NESTA.

No âmbito deste trabalho foi feita uma extensa recolha de informação junto das 24 agências analisadas – de Portugal, França, Finlândia, Espanha, Itália, Estónia, Irlanda, Áustria, Bélgica, Croácia, Suíça, Reino Unido, Sérvia, Noruega, Israel, Luxemburgo, Lituânia, Hungria, Holanda, Alemanha, Eslovénia, República Checa, Turquia e Suécia. As conclusões mostram que a maioria das agências tem vindo a apostar progressivamente num apoio personalizado à I&I, centrado e adaptado às necessidades concretas das empresas. As agências reconhecem a elevada importância de integrar, nos seus instrumentos financeiros, serviços de apoio não-financeiro, tais como a mentoria, o apoio na gestão de inovação, o matchmaking e a formação.

Algumas agências, sobretudo em países nórdicos, já transitaram ou estão em processo de transição para esta nova abordagem ao apoio público à I&I. No entanto, alguns países apontaram dificuldades nessa transição, tais como a dependência de fundos com regras financeiras centradas no desenvolvimento de projetos ao invés de no crescimento dos seus promotores, como se passa atualmente com os fundos estruturais europeus.
A atuação centrada nas necessidades dos promotores de inovação assumirá particular relevância na articulação com o próximo programa-quadro Horizonte Europa com a criação do EIC – o Conselho Europeu de Inovação.

O relatório conclui ainda que esta tendência atual na forma de apoiar a inovação na exigirá às agências de inovação que reestruturem o seu funcionamento e os seus serviços. Estas alterações poderão passar pelo apoio diferenciados por segmentos ou mesmo individualizado e de longo prazo junto de empresas com grande potencial de crescimento.

taftie
23/10/2019
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |