PT | EN


28 de janeiro, 09h30

No âmbito do lançamento do novo Programa-Quadro de Investigação e Inovação da União Europeia - o Horizonte Europa, a ANI – Agência Nacional de Inovação, em parceria com a Agência Galega de Inovação (GAIN), o CDTI - Centre for the Development of Industrial Tecnhology (Espanha) e a CCDRN – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (Portugal), está a promover um evento digital, que tem como objetivo principal debater a utilização dos fundos europeus nas prioridades de colaboração estabelecidas entre o Norte de Portugal e a Galiza. A iniciativa, que acontece no próximo dia 28 de janeiro, pretende realçar a importância da cooperação transfronteiriça entre estas duas regiões, materializada na chamada RIS3T – Estratégia de Especialização Inteligente da Euroregião (Interreg Espanha-Portugal).

O evento terá uma primeira parte na qual será apresentado o novo programa Horizonte Europa. O objetivo é que os participantes conheçam o funcionamento do programa, os elementos chaves, as novidades face ao Horizonte 2020 e o quadro financeiro de apoio para os próximos sete anos. Num segundo momento, serão feitas breves apresentações sobre diferentes áreas de interesse para os Sistemas de Ciência, Tecnologia e Inovação do Norte de Portugal e da Galiza. Haverá ainda oportunidade para discutir os principais aspetos das possíveis sinergias entre os dois países. Do lado de Portugal, estarão presentes o Healthcluster Portugal e o Laboratório Colaborativo CoLAB4Food, que irão abordar a inovação colaborativa na área da Saúde e Agroalimentar entre as duas regiões ibéricas.

Esta iniciativa é dirigida às várias partes interessadas na RIS3T – Estratégia de Especialização Inteligente da Euroregião, nomeadamente às organizações de investigação e tecnologia públicas e privadas, clusters, PME e empresas inovadoras, mas também à administração pública e aos cidadãos com interesse nesta temática.

O Horizonte Europa, que estará em vigor entre 2021 e 2027, pretende garantir um futuro próspero e justo para os cidadãos europeus, ao mesmo tempo que visa contribuir para a concretização dos vários objetivos relacionados com o desenvolvimento sustentável, com o combate às alterações climáticas e com o impulso da competitividade e crescimento da União Europeia. 

Inscrições no evento aqui

Consulte o programa detalhado

horizonteeuropa
25/01/2021
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |