PT | EN


Sessão abordou a família das normas ISO

A mais recente Innovation Talk trouxe a debate o tema da normalização da gestão da inovação – normas ISO. Esta iniciativa decorreu no passado dia 4 de março, em direto através do Facebook da ANI.

A necessidade de inovar, particularmente crítica nos períodos de crise, exige boas práticas de gestão e elementos reconhecidos como determinantes para a adequada capacitação das organizações e disponibilização de novas soluções. Partindo desta premissa, esta Innovation Talk abordou três temas: a experiência de Portugal na implementação de sistemas de gestão de inovação, a partir da NP4457:2007; a atividade de normalização internacional nas ISO e a futura ISO 56001 de requisitos de sistemas de gestão da inovação.

Moderada por Isabel Caetano, Presidente da CT 169, coordenada pela ANI, esta conversa contou com os contributos de Joana dos Guimarães Sá, Diretora de Desenvolvimento na APCER – Associação Portuguesa de Certificação, de Inês Ribeiro, Coordenadora das áreas de  Planeamento Estratégico, Inovação e Sustentabilidade na Bondalti Capital, S.A, e de Gustavo Marques, Diretor do departamento de IDi na Flexipol.

O debate arrancou com uma intervenção de Isabel Caetano sobre importância de as empresas manterem investimentos em I&D e reforçarem as suas competências na área da inovação mesmo em períodos difíceis. Ao longo da conversa, a moderadora frisou ainda a ideia de que “há um reconhecimento internacional da importância da gestão de inovação para a competitividade das organizações.”

Em Portugal, existem cerca de 200 empresas certificadas pela NP 4457 - Certificação de sistemas de gestão investigação, desenvolvimento e inovação, publicada pelo Instituto Português da Qualidade em janeiro de 2007, sendo aplicável a qualquer tipo de Organização. Nesta Innovation Talk, a ANI convidou a Bondalti e a Flexipol, duas empresas certificadas que aplicaram uma abordagem de gestão de inovação assente nos requisitos das normas existentes, a partilhar a sua experiência.

Na perspetiva de Inês Ribeiro, a adesão à NP 4457 foi altamente benéfica para a Bondalti Capital, destacando a implementação de auditorias conduzidas por elementos externos à organização, que impulsionam um processo de melhoria contínua. A Coordenadora das áreas de Planeamento Estratégico, Inovação e Sustentabilidade desta organização destacou que a gestão mais eficiente dos recursos é uma prioridade para a Bondalti, pelo que procuram aplicar os princípios da norma em várias áreas da empresa. Visando “maximizar o valor que a norma traz internamente, a empresa integra a estratégia de inovação com as estratégias corporativa e de sustentabilidade”. Inês Ribeiro salientou, ainda, a flexibilidade prática da norma, a sua abrangência e carácter sistémico enquanto mais-valias.

Estas vantagens competitivas alavancadas pela norma foram igualmente tónica na intervenção de Gustavo Marques, que avaliou muito positivamente a experiência da Flexipol com a NP 4457, realçando a sua facilidade e capacidade de adaptação à gestão do conhecimento e das atividades de investigação e desenvolvimento subjacentes à empresa. O Diretor de IDi da Flexipol destacou igualmente o papel da norma ao nível da diminuição da gestão do risco, nomeadamente através do estabelecimento de parcerias estratégicas e de medidas preventivas. Entre outros resultados, a constituição desta rede de parceiros estratégicos contribuiu igualmente para a participação da Flexipol em projetos de co-promoção. 

Relativamente ao desenvolvimento da futura ISO 56001, Joana dos Guimarães Sá apontou que será adotada “uma postura de alto nível e a possibilidade de ser compatível ou integrada com outras normas”. A Diretora de Desenvolvimento da APCER considera expectável que a ISO 56001, à semelhança da ISO 56002, mantenha um enfoque holístico e orientado para o sistema de desenvolvimento da cultura de Investigação, Desenvolvimento e Inovação colaborativos, enquanto mecanismo gerador de riqueza.

As Innovation Talks regressam no dia 15 de abril, para um debate sobre os materiais sustentáveis do futuro nos setores da aeronáutica/aeroespacial, ferrovia e automóvel. Estas sessões decorrem em direto no Facebook e ficam também disponíveis no site e canal de Youtube da ANI, para que possam ser vistas ou revistas. 

innovationtalks ons.ani
08/03/2021
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |

Relacionado com as notícias


Relacionado com os eventos