PT | EN


Materiais avançados são o foco da análise que Portugal também integra

O estudo Collaborative platforms for innovation in advanced materials foi recentemente publicado, no âmbito das áreas de Biotecnologia, Nanotecnologia e Tecnologias Convergentes (BNCT). Decisores políticos, investigadores e membros do Grupo de Trabalho BNCT da OCDE estiveram envolvidos na concretização deste relatório, destacando-se o contributo de Luís Viseu Melo, delegado do BNCT em representação de Portugal.

O estudo, que integra a análise de 12 casos de estudo sobre os mecanismos através dos quais as plataformas colaborativas alavancam a ciência, a tecnologia e a inovação, projeta Portugal como um país relevante no contexto das políticas de inovação colaborativas, nomeadamente através da dinamização do programa UTA-Portugal, da medida de apoio à criação e implementação de Laboratórios Colaborativos (CoLAB) e estabelecimento do International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL).

Explorando  os mecanismos de governação das plataformas colaborativas, em termos de financiamento, acessibilidade, políticas de inovação e criação de valor, este estudo enaltece a aposta constante de Portugal em mecanismos cooperativos para a Ciência e Tecnologia.

A convergência tecnológica, o envolvimento da sociedade e a digitalização foram identificados no estudo como tendências chave. O documento descreve, ainda, as condições em que as plataformas de colaboração podem alinhar e potenciar cadeias de valor, promover normas, catalisar ecossistemas de inovação e construir educação, competências e capital social.

Considerando que os materiais avançados possuem um potencial significativo para a emergência de melhores produtos e métodos de produção, as plataformas colaborativas permitem que os países criem, nesta área, um espaço de partilha físico ou digital, impulsionador do desenvolvimento de indústrias, polos de investigação, desenvolvimento e formação interdisciplinar, indispensáveis à inovação de base científica e tecnológica.

Consulte o estudo Collaborative platforms for innovation in advanced materials aqui

colab
21/12/2020
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |