PT | EN


Protótipo de seletor de mudanças inteligente para automóveis com mudanças automáticas foi a escolha do público nos OE-A Competition 2021

O projeto S-Console, desenvolvido em Copromoção pelo CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes e pela Simoldes Plásticos, conquistou recentemente o prémio europeu OE-A [Organic and Printed Eletronics Association] Competition 2021, na categoria “Public Choice Award”.

Orientado para o setor automóvel, o projeto foi desenvolvido entre outubro de 2016 e setembro de 2019, sendo apoiado pela ANI através do Sistema de Incentivos à I&DT Empresarial e cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização em 437.365,16€, 66% do custo elegível. “Os resultados do projeto S-Console encontram-se, de momento, em avaliação junto das principais OEM [Original Equipment Manufacturer], de modo a se definir potenciais aplicações dos conceitos desenvolvidos, no automóvel do futuro”, informa o consórcio.

O consórcio nasceu para garantir o sucesso do projeto e reúne uma complementaridade de valências, constituído por uma empresa e por uma entidade do sistema de I&I. A empresa promotora é a Simoldes Plásticos, especializada na produção de peças plásticas por injeção e detentora de um profundo conhecimento dos mercados onde estes produtos são comercializados. O CeNTI, entidade do sistema I&I, tem vindo a ser o principal dinamizador das tarefas de I&D, dado que possui o know-how e as melhores e mais modernas tecnologias na área de materiais funcionais e inteligentes, sistemas eletrónicos de controlo, comunicação, sensorização e iluminação, garantindo a transferência dos desenvolvimentos para ambiente industrial.

O projeto e as soluções desenvolvidas no decorrer do mesmo, nomeadamente o seletor de velocidades, pretendeu dar resposta às tendências atuais do setor automóvel e, também, às exigências de uma política mais ecológica e sustentável. O projeto apresenta soluções, que permitem a redução do tempo de montagem, a facilidade de integração das tecnologias e uma utilização mais intuitiva. Esta é uma característica diferenciadora do produto, que se traduz na oferta de soluções mais competitivas para o mercado”, explica o consórcio.

Um ano e meio após a conclusão do projeto de copromoção, o demonstrador do seletor de velocidades do S-Console foi premiado pela OE-A Competition 2021, graças ao protótipo que “permitiu demonstrar a capacidade do consórcio no desenvolvimento de produtos inovadores e diferenciadores, reforçando assim a estratégia de fornecimento de novas soluções de alto conteúdo tecnológico.”

Numa fase em que os principais fabricantes se encontram a analisar as potencialidades do seletor de velocidades, o consórcio formado pela Simoldes Plásticos e pelo CeNTI, adianta que “poderá ser necessária uma otimização das soluções inovadoras desenvolvidas no âmbito do projeto, de forma a cumprirem os requisitos específicos a serem identificados para a sua homologação.”

2023 deverá ser o ano da comercialização

De acordo com o consórcio, os resultados da consola, que promete tornar os carros do futuro mais inteligentes, deverão chegar ao mercado em 2023.

Destinado a um setor em transformação na transição para tecnologias mais sustentáveis, o seletor de velocidades, apresenta-se, afirma o consórcio, como uma solução disruptiva e promissora face ao estado atual do mercado”. Até porque, “as tecnologias utilizadas no desenvolvimento do seletor de velocidades podem ser usadas para integrar novas funcionalidades no interior automóvel ou substituir tecnologias convencionais. A possibilidade de criar superfícies inteligentes, independentemente da forma, abre novas possibilidades para designers e engenheiros, tornando os produtos e as tecnologias atraentes.”

idtcopromocao
28/04/2021
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |