A ANI tem como objetivo promover a compreensão das especificidades do processo de transferência de conhecimento nas Instituições de Ensino Superior (IES). Neste contexto, de forma a complementar os esforços de valorização do conhecimento, têm sido desenvolvidas políticas e publicações sobre o tema.
Foi, pela ANI, desenvolvido um manual orientador do processo de transferência de tecnologia, que trata a identificação, avaliação e proteção das tecnologias, a gestão dos direitos de propriedade intelectual (PI), o desenvolvimento de negócios e a negociação de acordos comerciais. Este manual destina-se a apoiar os Gabinetes de Transferência de Tecnologia (TTO), professores, investigadores, alunos e outros agentes de inovação, nos seus esforços de transferência de conhecimento da academia para a indústria/economia e para a sociedade. Disponibiliza uma visão pormenorizada e prática das várias fases do processo de transferência de tecnologia e dos intervenientes envolvidos.
A ANI, realiza também a recolha e análise anuais de dados sobre as atividades de transferência de tecnologia da Rede de TTO. Os dados recolhidos são utilizados para identificar as melhores práticas, áreas a melhorar e para fundamentar a elaboração de recomendações políticas. Estes dados são divulgados sob a forma working papers e publicações académicas, destinadas a informar os TTO, os decisores políticos e outros atores interessados no ecossistema de transferência de tecnologia.
Ao proceder anualmente à recolha e análise de dados e disponibilizar o acesso a esta informação, a ANI apoia a Rede de TTO e todos os agentes parte do ecossistema de inovação nos seus esforços para reforçar a comercialização da investigação académica e impulsionar a inovação.