O arranque da série de eventos “Demonstrador Tecnológico”, iniciativa da ANI, decorreu a 28 de fevereiro, no Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) em Guimarães, contando com a presença de mais de 100 participantes, incluindo empresários, investigadores e representantes de entidades não empresariais do sistema de I&I, que debateram os desafios da Indústria 4.0 para a competitividade empresarial. A sessão de abertura contou com a presença do Secretário de Estado da Economia, João Correia Neves, do Presidente da ANI, Eduardo Maldonado, e do Presidente PIEP, João Cortez.
“Pretendemos realizar o “Demonstrador Tecnológico” em vários Centros de Interface (CIT), que são entidades de ligação entre as instituições de ensino superior e as empresas, que se dedicam à valorização de conhecimento e à transferência de tecnologia”, explicou Eduardo Maldonado. Com esta ação, a ANI tem como objetivo “dar a conhecer à sociedade os resultados da inovação e empreendedorismo de base científica e tecnológica”, numa “iniciativa inclusiva, aberta à participação de todas as empresas com projetos de I&D e inovação, e que contará com eventos periódicos para difundir e demonstrar os resultados destes projetos”.
O Demonstrador Tecnológico é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Um Projeto SIAC - Iniciativa de Transferência do Conhecimento