PT | EN


 

Iniciativa decorreu nos dias 6 e 7 de dezembro, na Universidade do Algarve

A ANI organizou o 3.º Encontro Nacional de Laboratórios Colaborativos (CoLAB), um evento que se realizou nos dias 6 e 7 de dezembro, na Universidade do Algarve, e no qual os 35 CoLAB reconhecidos em Portugal até ao final do ano passado estiveram reunidos. Neste encontro, foram apresentados os resultados e tecnologias inovadoras desenvolvidas, bem como foram discutidos desafios societais para os quais os CoLAB procuram dar respostas.

O primeiro dia do evento ficou marcado pela sessão de abertura, feita pela Presidente da ANI, Joana Mendonça, e pelo Reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas. Seguiram-se várias sessões de pitching e discussão, nas quais os CoLAB apresentaram as suas visões sobre variados desafios como a crise climática, a transição digital, o envelhecimento da população e a economia circular.

Foram, ainda, apresentadas, por Maria João Fernandes e Ricardo Carvalho, da Direção de Incentivos e Programas de Internacionais da ANI, as oportunidades do Horizonte Europa.

O dia terminou com um painel dedicado aos 6 novos CoLAB, reconhecidos em 2022 pela FCT, em que foram discutidos os principais desafios que estes enfrentam.

O segundo dia do evento contou com outras três sessões de pitching e discussão dedicadas à sustentabilidade, aos recursos naturais e a alternativas para o futuro. A apresentação da Plataforma Missão Interface, ficou a cargo de Ana Castro, Assessora na ANI, e de Sofia Couto, da Direção de Capacitação do Sistema Nacional de Inovação da ANI.

Veja como foi:

 

Apresentação do 3.º Relatório de Acompanhamento

O segundo dia do evento ficou marcado pela apresentação do 3.º Relatório de Acompanhamento “Laboratórios Colaborativos – Evolução e integração em Portugal e na Europa”, feita pelo Administrador da ANI, João Mendes Borga.

De acordo com este relatório, desenvolvido pela ANI, os CoLAB têm vindo a reforçar a sua participação em programas competitivos, tendo aumentado 2,5 vezes a captação deste tipo de financiamento.

Durante o ano passado, foram os laboratórios na área dos Materiais, Economia Circular e Sustentabilidade que contrataram um maior número de colaboradores qualificados e que também registaram um maior volume de vendas. Por outro lado, a área Agroalimentar registou um maior número de clientes.

Em 2021, existiam em Portugal 35 CoLAB reconhecidos em áreas estratégicas como Saúde, Energia e Sustentabilidade, Transformação Digital e Agroalimentar. Estando distribuídos por todo o território nacional, contribuem para a valorização do interior do país, agregam 295 entidades parceiras, nomeadamente 173 empresas e 122 entidades não empresariais, incluindo instituições de ensino superior, centros de investigação, associações e parceiros locais.

Segundo dados da ANI, que acompanha e monitoriza a atividade dos CoLAB, as empresas representam agora 58,6% dos associados (mais 12,6% que em 2020), resultado de um reforço da sua representação nestas estruturas. Destas empresas, 91 são Pequenas e Médias Empresas. Os Laboratórios Colaborativos já contribuíram para a criação direta de 639 (um crescimento de 13,7% face a 2020), 32% dos quais doutorados, o que corresponde a 107% do objetivo para 2022.

Os CoLAB estão distribuídos por todo território nacional, com predominância na região Norte (38%), na Área Metropolitana de Lisboa (33%) e na região Centro (18%). Em 2022, foram reconhecidos mais 6 laboratórios colaborativos.

Consulte o Relatório completo aqui.

 

As sessões foram transmitidas em direto, através do canal de Youtube da ANI.

(Re)veja-as aqui: Dias 6 e dia 7.

 

Veja os testemunhos dos participantes:

colab
14/12/2022
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |