No âmbito do Programa Interface, é apoiada a criação de Laboratórios Colaborativos (CoLAB). Os CoLAB têm como objetivo principal criar, direta e indiretamente, emprego qualificado e emprego científico em Portugal através da implementação de agendas de investigação e de inovação orientadas para a criação de valor económico e social.
Processo de reconhecimento
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) é responsável pelo processo de reconhecimento e a atribuição do título de "Laboratório Colaborativo". Os Laboratórios Colaborativos deverão constituir-se como associações privadas sem fins lucrativos ou empresas.
Em Portugal, existem 26 entidades reconhecidas como Laboratórios Colaborativos: MORE, CoLAB Vinha e Vinhos, DTx, ForestWISE, CoLAB Atlântico, GreenCoLAB, CoLABOR, AlmaScience/Colab, ProBiorefinery, CemLab, Value4Health.CoLAB, CECOLAB, SFCoLAB, NET4CO2, ProChild, InnovPlantProtect, S2uL, CoLab4Food, B2E, VectorB2B, VORTEX, VG CoLAB, FOODLAB, BUILT CoLAB, SeLAB e InovFeed.
PROCESSO DE RECONHECIMENTO – aberto em contínuo
Processo de acompanhamento
A ANI é a entidade que irá acompanhar a implementação da Agenda de investigação e inovação de todos os CoLAB, de acordo com as candidaturas aprovadas e que sustentaram a atribuição dos títulos de Laboratório Colaborativo.
Consulte o Guia de Acompanhamento