PT | EN


O Governo aprovou a criação de uma Zona Livre Tecnológica (ZTL) em Matosinhos, para testar, experimentar e demonstrar novas tecnologias, produtos e serviços, que permitam acelerar a transição para a neutralidade carbónica.

A ZTL Matosinhos, cuja entidade gestora é a Associação Ceiia, irá funcionar não só como estímulo à capacidade de inovação e internacionalização das empresas e startups portuguesas, mas também irá contribuir para afirmar Portugal como uma referência no desenvolvimento, teste e experimentação de soluções inovadoras de mobilidade orientadas para a neutralidade carbónica das cidades.

As Zonas Livres Tecnológicas (ZTL) consistem em ambientes físicos, geograficamente localizados, utilizados para a realização de testes e experimentação decorrentes de desenvolvimento de novas tecnologias e soluções, produtos, serviços e processos inovadores de base tecnológica e modelos transversais integrados. As ZTL são consideradas como contribuinte para o posicionamento do país como líder em investigação e desenvolvimento, para a tração de investimento estrangeiro, promoção de recursos portugueses, para o incentivo à cooperação e à criação de conhecimento.

As empresas e stratups, para além do espaço físico e do ambiente virtual de teste e experimentação, passaram a usufruir de apoio técnico e tecnológico e de serviços especializados, através de uma plataforma de dados e conetividade, tendo a possibilidade de integrar parceiros com recursos e serviços complementares. A ZTL Matosinhos tem como objetivo atrair projetos europeus e internacionais para teste e experimentação de tecnologias e produtos inovadores.

Consulte mais informações sobre as ZTL, aqui.

 

A Agência Nacional de Inovação (ANI) é a responsável pela coordenação e gestão das ZLT em Portugal.

zonaslivrestecnologicas
22/06/2023
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |