Pedido submetido com sucesso.
PERÍODO DE CANDIDATURAS:
Fase I - 06-03-2020 a 15-05-2020
Fase II - 15-05-2020 a 15-07-2020
Fase III - 15-07-2020 a 30-10-2020**
Fase IV - 30-10-2020 a 29-12-2020**
*A receção das candidaturas em cada fase encerra às 19 horas. A partir dessa hora as candidaturas são incluídas na fase seguinte.
**A prorrogação de prazo de submissão de candidaturas à fase III (a partir de 27 de julho) e fase IV do aviso, não se aplica ao POCI, nos termos da Deliberação da CD nº 167/I&D/2020, de 15 de julho, que suspendeu a participação no aviso desde as 15 horas do dia 27 de julho.
Aviso nº 03/SI/2020
Data de início: 27-01-2020
Data de encerramento: 30-10-2020 (19 horas)
Aviso nº 17/SI/2020
PERÍODO DE CANDIDATURAS
Fase I – 04/07/2019 a 31/01/2020 (19 horas)
Fase II – 31/01/2020 a 29/05/2020 (19 horas)
Aviso nº 15/SI/2020
Data de início: 20-04-2020
Data de encerramento: 29-05-2020 (19 horas)
AVISO 31/SI/2017
4ª Chamada
Data de início: 04-12-2017
Data de encerramento: 28-02-2018 (19 horas)
3ª Chamada
Data de início: 23-02-2017
Data de encerramento: 30-06-2017 (19 horas)
2ª Chamada
Data de início: 30-11-2015
Data de encerramento: 15-03-2016 (19 horas)
1ª Chamada
Data de início: 30-03-2015
Data de encerramento: 02-06-2015 (19 horas)
2ª Chamada
Data de início: 05-06-2017
Data de encerramento: 29-09-2017 (19 horas) – NOVO PRAZO
1ª Chamada
Data de início: 08-04-2016
Data de encerramento: 30-06-2016 (19 horas)
PROJETOS DEMONSTRADORES INDIVIDUAIS
Selos de Excelência (SoE) Fase 2 do SME Instrument e EIC Accelarator Pilot
Objetivo
O objetivo é acompanhar as melhores práticas europeias e promover o financiamento das empresas portuguesas candidatas a programas europeus que, não tendo obtido financiamento, tenham sido reconhecidas com um Selo de Excelência da Comissão Europeia.
São abrangidos pelo AVISO 18/SI/2020 os projetos de empresas nacionais promovidos no âmbito do SME Instrument – Fase 2 e EIC Accelerator Pilot que tenham obtido um Selo de Excelência da Comissão Europeia num dos concursos de 2019 ou 2020.
Período de Candidaturas
Fase I – 20-Jul-20 a 31-Ago-20 (19 horas)
Fase II – 31-Ago-20 a 31-Dez-20 (19 horas)
PROJETOS DEMONSTRADORES INDIVIDUAIS
Selos de Excelência – Selos de Excelência – Fase 2 do SME Instrument
(Documentos disponíveis através deste link)
Objetivo
O objetivo é acompanhar as melhores práticas europeias e promover o financiamento das empresas portuguesas candidatas a programas europeus que, não tendo obtido financiamento, tenham sido reconhecidas com um Selo de Excelência da Comissão Europeia.
São abrangidos pelo AVISO 05/SI/2019 os projetos de empresas nacionais promovidos no âmbito do SME Instrument – Fase 2 e que tenham obtido um Selo de Excelência da Comissão Europeia num dos concursos de 2018 ou 2019.
Período de Candidaturas
Fase I – 26-Mar-19 a 30-Jun-19 (19 horas)
Fase II – 30-Jun-19 a 30-09-19 (19 horas)
Fase III – 30-Set-19 a 31-Jan-20 (19 horas)
PROJETOS DEMONSTRADORES INDIVIDUAIS
Selos de Excelência – Selos de Excelência – Fase 2 do SME Instrument
Período de Candidaturas
Fase II – 30-Set-18 a 30-Nov-18 (19 horas)
Fase III – 30-Nov-18 a 25-Jan-19 (19 horas)
PROJETOS DEMONSTRADORES EM COPROMOÇÃO
4ª Chamada
Data de início: 04-12-2017
Data de encerramento: 28-02-2018 (19 horas) NOVO PRAZO
3ª Chamada
Data de início: 23-02-2017
Data de encerramento: 30-06-2017 (19 horas) – NOVO PRAZO
2ª Chamada
Data de início: 30-11-2015
Data de encerramento: 15-03-2016 (19 horas) NOVA DATA
1ª Chamada
Data de início: 30-03-2015
Data de encerramento: 24-06-2015 (19 horas)
PROJETOS DEMONSTRADORES INDIVIDUAIS
4ª Chamada
Data de início: 04-12-2017
Data de encerramento: 28-02-2018 (19 horas)
3ª Chamada
Data de início: 23-02-2017
Data de encerramento: 30-06-2017 (19 horas) – NOVO PRAZO
2ª Chamada
Data de início: 30-11-2015
Data de encerramento: 15-03-2016 (19 horas) NOVA DATA
1ª Chamada
Data de início: 30-03-2015
Data de encerramento: 24-06-2015 (19 horas)
Candidaturas ao Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico:
Data de início: 06-02-2019
Data de encerramento: 31-12-2019 (19 horas)
Apresentação de Candidaturas ao Sistema de Incentivos à Investigação Científica e Tecnológica:
Data de início: 06-02-2019
Data de encerramento: 31-12-2019 (19 horas)
Não se encontram candidaturas em curso.
AVISO 14/SI/2019
Data de encerramento: 09-08-2019 (19 horas)
AVISO 10/SI/2016
Data de início: 31-05-2016
Data de encerramento: 17-10-2016 (19 horas)
Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico:
Data de início: 06-02-2019
Data de encerramento: 31-12-2019 (19 horas) (submissão por fases)
O concurso encontra-se encerrado.
Sistema de Incentivos à Investigação Científica e Tecnológica:
Data de início: 06-02-2019
Data de encerramento: 31-12-2019 (19 horas) (submissão por fases)
O concurso encontra-se encerrado.
Candidaturas Faseadas
Com o objetivo de simplificar o processo de decisão e introduzir um maior planeamento no acesso aos apoios disponíveis, estabeleceu-se uma metodologia de receção de candidaturas faseadas.
As candidaturas encontram-se encerradas.
Atualmente, o panorama das agências de inovação da Europa é muito diversificado, sendo as mesmas lançadas pelos respetivos Governos com missões de intervenção distintas nos sistemas de inovação dos seus países. Com efeito, os instrumentos de financiamento, os serviços de apoio não-financeiro e as atuações destas agências variam bastante, quer junto da comunidade científica e empreendedora, quer junto da comunidade de investidores e outros agentes do sistema de inovação.
No que diz respeito aos serviços de apoio não financeiro tais como serviços de consultoria, apoio na gestão de inovação, mentoria, coaching, matchmaking, formação, disponibilização de informação útil e outros, estes têm sido oferecidos pelas agências de inovação na Europa de uma forma pouco individualizada ou formalizada e geralmente em associação aos programas de apoio financeiro.
No entanto, cada vez mais, as agências de inovação mais sofisticadas estão a centralizar as suas atividades de promoção nestes serviços, fruto de uma maior compreensão das necessidades concretas das empresas e outras entidades. O apoio não-financeiro às atividades de I&I está a ganhar, pois, uma importância crescente para impulsionar o empreendedorismo de base tecnológica, para fechar gaps no ciclo de inovação, saltando os “vales da morte” na transferência de tecnologia, e para efetivar o investimento feito através dos apoios financeiros.
Esta tendência tem sido alvo de discussão detalhada entre as agências de inovação da Task Force “SoftPower”, estando em curso uma avaliação crítica dos serviços de apoio oferecidos atualmente pelas agências de inovação na Europa e das competências que estas incorporam para desenvolvê-los. A avaliação da adequação destes serviços e destas competências ao sistema europeu de apoios à I&D e inovação do futuro está também em desenvolvimento, análise que será determinante para preparar o próximo Programa-Quadro “Horizonte Europa”, no qual se espera uma crescente complementaridade entre os apoios europeus e os apoios nacionais e locais na área da I&D aplicada e do empreendedorismo de base tecnológica.
A Task Force “SoftPower” levou também a cabo três eventos de discussão pública ao longo de 2018, em Portugal (Lisboa), no Luxemburgo (Cidade do Luxemburgo) e na Eslovénia (Bled), ao longo dos quais diversos atores do sistema de inovação da Europa, incluindo investigadores, empresas, financiadores, consultores e a Comissão Europeia, foram auscultados em torno de um debate sobre o papel destas agências no futuro.
Está em curso o desenvolvimento das publicações oficiais da Task Force, que ilustrarão de forma mais detalhada a caracterização do panorama destes serviços pela Europa, com base no tratamento de uma extensa coletânea de dados recolhidos junto de 24 agências-membro da TAFTIE e do feedback recebido com a realização dos três eventos de discussão alargada. Esta Task Force deverá terminar os seus trabalhos durante o 1º semestre de 2019, estando prevista a realização de um evento público para a divulgação dos resultados finais.
Apresentação de Candidaturas ao SIAC – Sistema de Apoio a Ações Coletivas:
PROJETOS ESTRUTURANTES DE TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO PROMOVIDOS PELOS CIT
LISBOA 2020
O presente Aviso tem aplicação na região NUTS II Lisboa.
Data de início: 15-07-2017
Data de encerramento: 13-10-2017 (NOVA DATA)
Na sequência da publicação do Despacho n.º 8563/2019, Diário da República, n.º 186/2019, Série II de 2019-09-27, o processo de reconhecimento de Centros Interface encontra-se suspenso por tempo indeterminado.
Financiamento Plurianual Base – Candidaturas encerradas
Jovens Técnicos Para A Indústria – Candidaturas a decorrer
No âmbito do Despacho nº 946/2020, de 23 de janeiro, que determina a criação e composição do Grupo de Trabalho para a Capacitação das Infraestruturas Tecnológicas (GTCIT), é definido como objetivo “atualizar o levantamento de Infraestruturas Tecnológicas Portuguesas realizado em 2016, no âmbito da celebração do Acordo de Parceria e dos Programas Operacionais do Portugal 2020, sob coordenação da Agência Nacional de Inovação”.
Consulte o anúncio de atualização do mapeamento (Centros Tecnológicos e CVTT) e o modelo de inquérito.
Consulte o anúncio de atualização do mapeamento e os respetivos modelos de inquérito (Parques de C&T e Incubadoras).
Guia de apoio para projetos aprovados no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico
Este guia destina-se a: Projetos de I&DT em Copromoção
A publicitação dos incentivos concedidos no âmbito dos Fundos da União Europeia é uma obrigação prevista na legislação nacional e comunitária.
O seu incumprimento pode implicar a redução ou mesmo o não financiamento dos projetos.
As entidades com projetos aprovados estão sujeitas às obrigações previstas em matéria de informação e comunicação sobre o apoio prestado no âmbito dos Programas Operacionais que financiam o projeto.
Conheça as regras de publicitação que deve cumprir consultando o portal do Portugal 2020.
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) é uma agência governamental brasileira de promoção da ciência, tecnologia e Inovação, que estimula o desenvolvimento de atividades de I&D nas empresas brasileiras e oferece apoio à sua inserção nos mercados nacional e global.
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) é uma agência governamental com a missão de desenvolver ações estratégicas para a política industrial brasileira, através da promoção do investimento produtivo, do emprego e da inovação. É a responsável pela implementação da agenda da Indústria 4.0 no Brasil.
O Gabinete de Propriedade Intelectual de Singapura (IPOS) e a ANI celebraram, em 2017, um protocolo nas áreas da inovação, da I&D e do financiamento a projetos inovadores. Este protocolo foi assinado em Singapura, com o objetivo de identificar oportunidades de desenvolvimento de projetos de Investigação e Inovação por consórcios de entidades portuguesas e singapurenses, na perspetiva de catapultar estas parcerias para mercados globais.
Em 2018, a ANI esteve em Singapura de 3 a 6 de setembro para promover a cooperação bilateral em inovação, investigação empresarial, desenvolvimento tecnológico e transferência de tecnologia. A convite do IPOS (Intelectual Property Office of Singapure), a ANI participou na IP Week@SG 2018.
A Frisian Design Factory posiciona-se como unidade orgânica da NHL Stenden University of Applied Sciences, instituição de Ensino Superior Holandesa com atividade de referência na investigação baseada na prática e na implementação de conhecimento no tecido empresarial em contexto local.
A DEMOLA GLOBAL posiciona-se como agente internacional facilitador de projetos de cocriação entre empresas, universidades e organizações públicas. Em Portugal está referenciada com maior expressão na região norte.
A ARENE, representa 25 Universidades de Ciências Aplicadas Finlandesas, operando como agente de promoção de redes de co-parceria entre instituições de ensino superior de ciências aplicadas em contexto internacional e peritos com influência a nível europeu.
A ANI integra o Grupo de Trabalho da Rede Nacional de Experimentação e Investigação Agrária e Animal, Rexia2, desde 2018, para uma adequada cooperação entre organismos associados à investigação, experimentação e demonstração nas áreas da produção agrícola, agroalimentar e florestal.
Esta Rede visa proporcionar oportunidades para a aprendizagem e atividades de investigação e desenvolvimento baseadas na prática e na ação, assim como oportunidades de cooperação entre os alunos, docentes e investigadores das Escolas Superiores Agrárias do sistema de ensino superior politécnico. Tem ainda como objetivos orientar a sua atividade para a valorização dos produtos agrícolas nacionais, nomeadamente, os regionais, fomentar a divulgação de iniciativas na área da inovação, promover a cooperação, a formação, a difusão e a transferência de conhecimento, contribuindo para a competitividade e sustentabilidade das empresas do setor agrário.
A ANI tem vindo a estreitar a sua colaboração com a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) desde 2017, procurando apoiar na prossecução de atividades que visem contribuir para a definição de orientações estratégicas na elaboração de políticas de promoção à inovação no setor agrícola ao nível regional, inter-regional e europeu, assim como potenciar e capitalizar informação e resultados de projetos de inovação.
Estes objetivos foram, em 2017, concretizados através da participação da ANI na Cimeira Internacional AGRI INNOVATION SUMMIT 2017, onde foi entidade parceira. Em 2018, a ANI voltou a fazer parte de uma nova iniciativa de promoção da colaboração e networking entre os agentes de desenvolvimento rural relevantes para a agro-inovação em Portugal, enquanto entidade parceira da Cimeira Nacional Inovação na Agricultura – AGRO INOVAÇÃO 2018.
Mais novidades em breve.
Prazo para submissão de candidaturas
O formulário de candidatura deve ser submetido até ao final do mês de maio do ano seguinte ao do exercício.
As empresas com período de tributação diferente do ano civil deverão fazê-lo até ao último dia do quinto mês seguinte à data do termo do período de tributação a que respeitam as despesas de I&D.
Empresas com sede na Região Autónoma da Madeira
As empresas residentes na Região Autónoma da Madeira devem endereçar o requerimento à ARDITI.
A submissão da candidatura segue os moldes definidos aqui para todas as empresas.
Processo de Candidatura
1 - Registo
O processo de candidatura tem início com o registo prévio que lhe dá acesso ao preenchimento e submissão do formulário eletrónico de candidatura.
Para se registar, aceda à área 'registo' no menu principal.
Após o preenchimento do formulário de registo, ser-lhe-á enviado um email com as suas credenciais de acesso ao Portal.
As credenciais permitem-lhe entrar em modo seguro na área reservada para submissão de candidaturas.
2 - Submissão de candidatura
O formulário de canditatura ao SIFIDE é composto por duas partes:
A parte A caracteriza a empresa nos seus vários quadrantes, devendo ser acompanhada pelo seguinte conjunto de documentos em formato eletrónico:
A parte B caracteriza o(s) projeto(s) desenvolvido(s) no exercício, devendo demonstrar a existência de atividades de I&D, de acordo com o quadro seguinte:
Formulário - Campos descritivos dos projetos
Os campos descritivos do formulário de candidatura deverão dar resposta aos seguintes pontos:
i. Objetivos:
ii. Descrição das Atividades de I&D
iii. Resultados
Concluído o preenchimento do formulário de candidatura, que poderá ser feito de forma faseada, a empresa receberá uma mensagem por e-mail contendo em anexo uma versão para impressão do respetivo formulário.
3 - Cálculo do crédito fiscal
Aceda aqui ao Simulador de Crédito Fiscal.
Para mais informações, consulte as Perguntas Frequentes ou contacte o Gabinete de Apoio ao SIFIDE.
Destaques
Com a Lei n.º 114/2017 de 29 de dezembro foram introduzidas alterações nos termos dos Art. 284.º, 285º e 286º, nomeadamente:
Regulamentos
Lei n.º 114/2017 de 29 de dezembro
Altera e revoga várias disposições, nomeadamente o prazo de submissão das candidaturas para o final do mês de maio do ano seguinte ao do exercício, aplicável desde o exercício fiscal de 2017.
Despacho conjunto de 23 de janeiro de 2015
Foram introduzidas alterações ao SIFIDE, designadamente ao nº 2 do Art. 35º do Código Fiscal do Investimento (na redação dada pela Lei do Orçamento de Estado para 2014), correspondente ao atual nº 2 do Art. 37º do mesmo Código, com a redação dada pelo Decreto-Lei nº 162/2014, de 31 de outubro.
Lei n.º 83-C/2013 de 31 de dezembro
Altera e revoga várias disposições, nomeadamente a prorrogação do SIFIDE II até ao exercício fiscal de 2020, aplicável desde o exercício fiscal de 2013.
Decreto-Lei n.º 82/2013 de 17 de junho e Decreto-Lei nº 162/2014 de 31 de outubro
Promovem alterações ao Código Fiscal do Investimento, em que o SIFIDE II se incluiu.
Lei n.º 64-B/2011 de 30 de dezembro
O Art. 164º (pág. 87) refere que as candidaturas respeitantes aos exercícios fiscais anteriores a 2011 (inclusivé), devem ser submetidas até ao final do mês de julho de 2012.
Lei n.º 55-A/2010 de 31 de dezembro
O Art. 133º (pág. 54) aprova o SIFIDE II a vigorar nos períodos de tributação de 2011 a 2015.
Data de encerramento: 19-06-2019 (19 horas)
Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária
Guarda Nacional Republicana
Polícia de Segurança Pública
Instituto da Mobilidade e dos Transportes
Infraestruturas de Portugal
Agência para a Competitividade e Inovação
Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas
Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos
Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado
Coordenação: Secretários de Estado da Proteção Civil, das Infraestruturas e Adjunto e da Mobilidade
Fase 1: 14 de dezembro de 2018 a 28 de fevereiro de 2019
Fase 2: 28 de fevereiro de 2019 a 31 de maio de 2019
Fase 3: 31 de maio de 2019 a 30 de agosto de 2019
Informação a atualizar
Guia de apoio para projetos aprovados no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico
Estrutura do relatório técnico-científico a apresentar referente à execução técnica e física do projeto.
Projetos de I&DT em Copromoção
Projetos Demonstradores
Projetos Mobilizadores
Regras para atribuição e gestão de Bolsas de investigação.
Lista de suporte dos elementos a enviar em cada pedido de pagamento submetido ao longo do projeto.
Minuta de documento para apresentação dos pontos da situação do(s) pedido(s) de proteção - Download (PDF)
Novas candidaturas: AVISO 03/SI/2019 (em vigor até às 19 horas do dia 31 de dezembro de 2019)
Minuta de documento para apresentação dos pontos da situação do(s) pedido(s) de proteção - Download (PDF)
Novas candidaturas: AVISO 01/SAICT/2019 (em vigor até às 19 horas do dia 31 de dezembro de 2019)
Os guias de apoio a projetos aprovados no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (empresas) e Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (entidades não empresariais do Sistema de I&I) contêm a informação base necessária ao acompanhamento dos projetos.
Nestes documentos constam informações relativas a legislação aplicável, obrigações dos beneficiários, elegibilidade de despesas, comprovação do início da execução, documentos a apresentar aquando da submissão de um pedido de pagamento, alterações contratuais, entre outras.
Entidades beneficiárias: Empresas (SI I&DT)
Entidades beneficiárias: Entidades não empresariais do Sistema de I&I (SAICT)
14 de outubro | IPN - Coimbra
Temática: Tecnologias de Produção e Indústrias de Processo
29 de outubro | RAIZ - Aveiro
Temática: Floresta
20 de novembro | BLC3 - Oliveira do Hospital
Temática: Água e Ambiente
4 de dezembro | INL - Braga
Temática: Materiais e Matérias-Primas
9 de janeiro | ITeCons - Coimbra
Temática: Energia
21 de janeiro | INEGI - Porto
Temática: Tecnologias de produção e Indústrias de Produto
6 de fevereiro | Instituto de Telecomunicações - Aveiro
Temática: TIC
21 de fevereiro | Oliva Creative Factory - São João da Madeira
Temática: Indústrias Culturais e Criativas
10 de março | Aicep Global Parques - Zona Industrial e Logística de Sines
Temática: Transportes, mobilidade e logística
16 de junho | Microsoft Teams
Temática: Saúde
23 de junho | Microsoft Teams
Temática: Habitat
26 de junho | Microsoft Teams
Temática: Agroalimentar
8 de julho | Microsoft Teams
Temática: Economia do Mar
14 de julho | Microsoft Teams
Temática: Automóvel, Aeronáutica e Espaço
No âmbito das atividades da TAFTIE, a ANI liderou uma Task Force de 17 agências de inovação na Europa, que contou ainda com a colaboração da NESTA – fundação global para as políticas de inovação, sedeada no Reino Unido.
A Task Force “SoftPower” – Competences and soft skills in innovation agencies at the break of a new model for Innovation support in the EU foi lançada em setembro de 2017 com o objetivo de mapear e avaliar os serviços de apoio não-financeiro (e.g., mentoria, apoio na gestão de inovação, formação, etc.) prestados pelas agências de inovação na Europa às empresas e outras entidades para o desenvolvimento de I&D e inovação, tendo terminado em junho de 2019. Constatou-se que estes serviços têm sido oferecidos, ao longo dos anos, de uma forma pouco individualizada ou formalizada e geralmente em associação aos programas de apoio financeiro. Não obstante, nos últimos anos, o apoio não-financeiro às atividades de I&I tem ganho uma importância crescente para impulsionar o empreendedorismo de base tecnológica, para fechar gaps no ciclo de inovação, saltando os “vales da morte” na transferência de tecnologia, e para efetivar o investimento feito através dos apoios financeiros, com as agências de inovação cada vez mais a centralizar as suas atividades de promoção nestes serviços, fruto de uma maior compreensão das necessidades concretas das empresas e outras entidades.
Esta Task Force pretendeu ainda determinar as principais responsabilidades e respetivas competências que as agências de inovação deveriam assumir e incorporar no futuro para melhor servirem os sistemas de inovação dos seus países, de forma complementar aos apoios europeus na área da I&D aplicada e do empreendedorismo de base tecnológica, análise determinante na preparação do Programa-Quadro “Horizonte Europa”.
Eventos realizados no âmbito da Task Force “SoftPower”:
Aceda, aqui, às restantes conclusões finais desta Task Force, que ilustram de forma mais detalhada a caracterização do panorama destes serviços de apoio não-financeiro pela Europa.
Para mais informações, contacte: anisoftpower@ani.pt
Centro de Competências Alemão
KOINNO - Kompetenzzentrum innovative Beschaffung
Susanne Kurtz – Vice-Presidente
Centro de Competências Austríaco
IÖB - Innovationsfördernde Öffentliche Beschaffung
Stefan Maier – Coordenador do Centro de Serviço de CPI
Centro de Competências Espanhol
CDTI – Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial
Sergio Capitán – Coordenador de Innovation Procurement
Centro de Competências Holandês
PIANOo Expertisecentrum Aanbestede
Baldwin Henderson – Consultor Senior
Centro de Competências Sueco
Upphandlings myndigheten
Johanne Enberg – Estratega de Innovation Procurement
Todos os anos, uma agência-membro da TAFTIE assume a Presidência da Associação. Em 2020, caberá à ANI a condução das atividades e a organização dos eventos da TAFTIE, dando continuidade à colaboração entre os seus membros.
Aceda aqui à brochura oficial da Presidência para conhecer melhor os objetivos e prioridades que a ANI propõe para a Associação TAFTIE em 2020, bem como a equipa da ANI que assegurará este compromisso internacional.
Para mais informações, contacte: taftie2020@ani.pt.
Data de Início: 24-02-2020
Data de Encerramento: 29-05-2020 (19 horas)
MIA-Portugal:
Área: Widening
Participantes PT: Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Universidade de Coimbra, Instituto Pedro Nunes, Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia.
Financiamento total PT: 13 586 156,00 €
Resumo: O projeto MIA-Portugal resulta de uma parceria entre os participantes nacionais e a Universidade de Newcastle (UK) cujo objetivo é a criação de um Centro de Excelência para a investigação na área do envelhecimento. O MIA - Multidisciplinary Institute for Ageing, tem como objetivo global melhorar a saúde e o bem-estar de uma população envelhecida, estabelecendo uma posição de vanguarda na pesquisa do envelhecimento ativo.
ICU4COVID:
Área: Saúde
Participantes PT: UNINOVA - Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias, Available League Lda., Secretaria Regional da Saúde, Knowledgebiz Consulting - Sociedade de Consultoria em Gestão, Lda., Associação Para a Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina
Financiamento total PT: 6 898 157,50 €
Resumo: O projeto ICU4COVID insere-se na categoria do desenvolvimento de tecnologias médicas e de ferramentas digitais para melhorar a deteção, a supervisão e a assistência aos doentes e de novas tecnologias que protejam os trabalhadores do setor da saúde.
PASSARO:
Área: Cleansky
Participantes PT: Caetano Aeronautic, S.A., Instituto de Soldadura e Qualidade, Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial
Financiamento total PT: 5 789 988,33 €
Resumo: O projeto PASSARO, inserido na parceria público-privada para o setor da aviação Clean Sky, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de aeroestruturas multifuncionais e inteligentes – mais leves, resistentes, e com alto nível de proteção e conforto. Contribui ainda para a automatização dos processos produtivos e tecnologias associadas à manutenção numa abordagem Indústria 4.0, melhorando a sua eficiência de produção, manutenção e teste.
InterConnect:
Área: TIC
Participantes PT: INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciencia, EDP Distribuição Energia SA, SONAE Mc – Serviços Partilhados, SA, Modelo Continente Hipermercados S.A., Elergone Energia, Lda, Domótica SGTA Gestao Técnica E Automação Lda, Schneider Electric Portugal Lda
Financiamento total PT: 4,674,802.66 €
Resumo: O projeto InterConnect pretende desenvolver soluções para uma digitalização do sistema elétrico baseada em arquiteturas para a internet das coisas (IoT) que, através de diversas plataformas digitais, e utilizando uma ontologia universal chamada SAREF, garanta a interoperabilidade entre equipamentos e sistemas, ao mesmo tempo que assegura a privacidade e a cibersegurança dos dados dos diferentes utilizadores.
Sharing Cities:
Área: Energia
Participantes PT: Câmara Municipal de Lisboa, Altice Labs, S.A., LISBOA E – Nova Agência Municipal de Energia e Ambiente de Lisboa, CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, EDP – Distribuição de Energia, S.A., Instituto Superior Técnico, EMEL – Empresa pública municipal de estacionamento de Lisboa, E.E.M., Reabilita, Lda.
Financiamento total PT: 6,280,079.47 €
Resumo: O projeto Sharing Cities pretende testar uma nova abordagem para criar cidades inteligentes. Promovendo a cooperação internacional entre a indústria e as cidades, o projeto procura desenvolver soluções acessíveis, que resultem em soluções comerciais com elevado potencial de mercado para as cidades inteligentes. Este projeto permite o envolvimento do cidadão e a cooperação a nível local, reforçando a confiança entre as cidades e os cidadãos.
O projeto Polimax é uma tecnologia que visa promover o processo de polinização entomófila como forma de aumentar o rendimento da produção agrícola e obter frutos, com sementes, de valor acrescentado devido à sua qualidade nutricional e capacidade de conservação.
Promotores:
Problemas que veio resolver:
Os desenvolvimentos operados no âmbito deste projeto permitiram, entre outras coisas:
Benefícios práticos para a sociedade:
Após a conclusão do Polimax foram alcançados vários benefícios, tais como:
O Orca é um veículo autónomo de superfície composto por equipamentos científicos que permite recolher parâmetros geológicos através do mapeamento do fundo marinho. Esta inovação vem colmatar a necessidade de gerar conhecimento sobre o fundo do mar, de forma mais fácil e económica.
Promotores:
• Centro de Interface CEIIA;
• Programa Operacional MAR 2020.
Problemas que veio resolver
Os desenvolvimentos operados no âmbito deste projeto permitiram, entre outras coisas:
• Recolher dados para gerar conhecimento sobre a diversidade morfológica e geológica do fundo marinho, de forma mais fácil e económica.
Benefícios práticos para a sociedade
Após a conclusão do projeto foram alcançados vários benefícios, tais como:
• A prevenção de ilegalidades na exploração do ambiente marinho, através de missões de vigilância;
• A disponibilização de um veículo autónomo capaz se de ajustar às necessidades das empresas e de outras entidades para a realização de um conjunto vasto de missões, tais como a avaliação da composição da coluna de água ou a inspeção de estruturas subaquáticas.
O projeto Cut&Care propôs-se a encontrar soluções, produtos e meios de desinfeção das ferramentas utilizadas nas diversas operações intervenientes no montado, com o objetivo de reduzir a propagação de doenças entre árvores. Esta ideia inovadora culminou na criação do Mekzol - um produto biocida de desinfeção de utensílios e máquinas utilizados no descortiçamento e poda, potenciando o aumento da produção de cortiça sã.
Promotores:
• Ferreira de Macedo , S.A
• Centro de Interface CTCOR - Centro Tecnológico da Cortiça
Problemas que veio resolver
Os desenvolvimentos operados no âmbito deste projeto permitiram, entre outras coisas:
• Reduzir a propagação de doenças de árvore para árvore;
• Criação de um produto de desinfeção de utensílios e máquinas utilizadas no descortiçamento e poda das árvores;
Benefícios práticos para a sociedade
Após a conclusão do projeto foram alcançados vários benefícios, tais como:
• A redução da taxa de mortalidade do montado;
• O aumento da produção de cortiça sã.
O GEO-DESIGN é um projeto que se propõem a utilizar resíduos industriais para criar peças de mobiliário de alta qualidade e esteticamente atrativas, destinadas sobretudo aos setores da hotelaria e do mobiliário urbano.
Promotores:
Problemas que veio resolver
Os desenvolvimentos operados no âmbito deste projeto permitiram, entre outras coisas:
Benefícios práticos para a sociedade
Após a conclusão do projeto foram alcançados vários benefícios, tais como:
Mais informações sobre este projeto aqui
O projeto KRAKEN teve como objetivo desenvolver um braço robótico com 7 graus de liberdade para operações subaquáticas. Atualmente este tipo de braço não está disponível no mercado, tendo sido necessário um alto grau de desenvolvimento em diferentes âmbitos. O processo envolveu até 31 versões conceptuais do braço, passando por uma grande variedade de opções relativas a mecanismos e cadeias de transmissão, e a sua relação com os componentes disponíveis no mercado.
Promotores:
Problemas que veio resolver
Os desenvolvimentos operados no âmbito deste projeto permitiram, entre outras coisas:
Benefícios práticos para a sociedade
Após a conclusão do projeto foram alcançados vários benefícios, tais como:
O microHANDLING desenvolveu tecnologia capaz de produzir peças plásticas de pequena dimensão com pormenores micrométricos e montar automaticamente produtos de reduzida dimensão. Esta inovação permitiu desenvolver conhecimento inovador sobre a conceção de moldes para micropeças e criar novas técnicas de manipulação destes microprodutos.
Promotores:
Problemas que veio resolver
Os desenvolvimentos operados no âmbito deste projeto permitiram, entre outras coisas:
Benefícios práticos para a sociedade
Após a conclusão do microHANDLING foram alcançados vários benefícios, tais como:
O AGATHA é uma plataforma que permite analisar automaticamente informação disponível em fontes abertas como redes sociais, fóruns, imagens e outras. Esta solução inovadora veio facilitar o trabalho da polícia de investigação criminal e dos serviços de inteligência, combatendo a criminalidade.
Promotores:
Problemas que veio resolver
Os desenvolvimentos operados no âmbito deste projeto permitiram, entre outras coisas:
Benefícios práticos para a sociedade
Após a conclusão do AGATHA foram alcançados vários benefícios, tais como:
O FILTER consiste numa nova tecnologia que recorre à inteligência artificial para detetar, caracterizar e acompanhar alterações associadas à perda de visão, derivada da idade ou da diabetes. O protótipo desenvolvido pode ser utilizado em programas de rastreio, utilizando métodos de imagiologia não invasiva e facilitando o diagnóstico e uma medicina mais personalizada.
Promotores:
Problemas que veio resolver
Os desenvolvimentos operados no âmbito deste projeto permitiram, entre outras coisas:
Benefícios práticos para a sociedade
Após a conclusão do FILTER foram alcançados vários benefícios, tais como:
O InStone é um produto altamente tecnológico que incorpora materiais e sistemas inteligentes, como sensores, sistemas de iluminação ou de aquecimento, em pedra natural, como é o caso do Calcário. Este projeto permitiu responder a uma lacuna do mercado atual das superfícies inteligentes, que até aqui não estavam adaptadas a estes materiais menos convencionais.
Promotores:
Problemas que veio resolver
Os desenvolvimentos operados no âmbito deste projeto permitiram, entre outras coisas:
Benefícios práticos para a sociedade
Após a conclusão do InStone foram alcançados vários benefícios, tais como:
O MONICAP é um sistema de monitorização remota em tempo real para a fiscalização da atividade da pesca, que utiliza GPS para localização geográfica e Inmarsat para comunicações satélites. Este sistema, pioneiro internacionalmente, tem revolucionado a pesca, desde o seu lançamento.
Promotores:
Problemas que veio resolver
Os desenvolvimentos operados no âmbito deste projeto permitiram, entre outras coisas:
Benefícios práticos para a sociedade
Após a conclusão do MONICAP foram alcançados vários benefícios, tais como:
O HybridTec é uma nova tecnologia de produção que veio impactar diretamente o setor automóvel através da introdução de soluções de materiais compósitos termoplásticos e de tecnologia de processamento inovadora. Assim nasceu uma nova solução para estruturas horizontais de suporte do assento de automóvel mais leve, seguro e de custo mais reduzido, passível de ser produzido a nível industrial e em série.
Promotores:
Problemas que veio resolver
Os desenvolvimentos operados no âmbito deste projeto permitiram, entre outras coisas:
Benefícios práticos para a sociedade
Após a conclusão do HybridTec foram alcançados vários benefícios, tais como:
O INFANTE é uma nova tecnologia que, através de um microssatélite, veio permitir a vigilância marítima, monitorização ambiental e deteção de fenómenos extremos a partir do Espaço. Esta tecnologia veio igualmente reforçar a posição de Portugal no panorama internacional do Espaço e da investigação espacial.
Copromovido por mais de duas dezenas de entidades, destacam-se:
Problemas que veio resolver
Os desenvolvimentos operados no âmbito deste projeto permitiram, entre outras coisas:
Benefícios práticos para a sociedade
Após a conclusão do INFANTE foram alcançados vários benefícios, tais como:
O Urban Electric Bus é um autocarro urbano 100% elétrico, desenvolvido de raíz. Este novo conhecimento técnico e tecnológico redefiniu o paradigma tecnológico da mobilidade sustentável em meio urbano, a nível global.
Promotores:
Problemas que veio resolver
Os desenvolvimentos operados no âmbito deste projeto permitiram, entre outras coisas:
Benefícios práticos para a sociedade
Após a conclusão do Urban Electric Bus foram alcançados vários benefícios, tais como:
O Pneuma é uma nova tecnologia que veio permitir otimizar os cuidados médicos de saúde durante a pandemia COVID-19. A escassez de ventiladores nos hospitais portugueses fez nascer um ventilador a preço acessível e de fácil montagem. O culminar do projeto fez com que este tipo de ventilador fosse disponibilizado gratuitamente para qualquer empresa que quisesse produzir o equipamento.
Promotores:
- INESC TEC
- FEUP
- IEP - Instituto Electrotécnico Português
- ARS Norte
- INFARMED
Problemas que veio resolver
Os desenvolvimentos operados no âmbito deste projeto permitiram, entre outras coisas:
Benefícios práticos para a sociedade
Após a conclusão do Pneuma foram alcançados vários benefícios, tais como:
O InovLaser é uma nova tecnologia que veio permitir gravar couros inteiros a partir de um sistema galvanométrico laser. Este novo processo de fabrico contribuiu não só para melhorar os produtos já existentes como para o lançamento de novos produtos de elevado valor acrescentado.
Promotores:
Problemas que veio resolver
Os desenvolvimentos operados no âmbito deste projeto permitiram, entre outras coisas:
Benefícios práticos para a sociedade
Após a conclusão do InovLaser foram alcançados vários benefícios, tais como:
Mais informações sobre o projeto aqui
O ROSE é uma tecnologia que, através de um dispositivo robótico, veio permitir a realização de ecografias à distância. Com recurso a duas estações ergonómicas, uma do lado do paciente e outra do lado do médico, este robô pretende economizar as deslocações de doentes não urgentes e levar este método de diagnóstico a zonas mais isoladas, onde não é possível ter um radiologista em permanência.
Promotores
- Sensing Future Technologies
- Centro de Interface IPN - Instituto Pedro Nunes
- LUZ SAÚDE - Hospital da Luz de Coimbra
- Universidade de Coimbra
Problemas que veio resolver
Os desenvolvimentos operados no âmbito deste projeto permitiram, entre outras coisas:
- Alcançar locais remotos, cidades pequenas, hospitais locais, clínicas privadas e centros de saúde que necessitam de apoio de especialistas remotamente;
- Mitigar o impacto do reduzido número de médicos especialistas em ecografias.
Benefícios práticos para a sociedade
Após a conclusão do projeto ROSE foram alcançados vários benefícios, tais como:
- Economização da deslocação de doentes não urgentes de zonas remotas, através da realização de exames à distância;
- Aumento da capacidade dos serviços, maior segurança de dados e maior rapidez.
O TechParts I&D é uma tecnologia que veio permitir às empresas do setor metalúrgico e metalomecânico planear e otimizar a manutenção preventiva das suas ferramentas de produção. Os resultados do projeto culminaram no desenvolvimento de uma aplicação informática de programação das atividades de manutenção, conduzindo a uma melhoria do sistema de apoio à tomada de decisão.
Promotores:
Problemas que veio resolver
Os desenvolvimentos operados no âmbito deste projeto permitiram, entre outras coisas:
Benefícios práticos para a sociedade
Após a conclusão do TechParts I&D foram alcançados vários benefícios, tais como:
Mais informações sobre o projeto aqui
UpHill Health | World Summit Awards |
Tomatable | Prémio Ecotrophelia Portugal |
Unit Layer | Prémio Montepio Acredita Portugal |
C-mo: the revolutionary cough monitoring wearable | Altice International Innovation Awards |
Stex | Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola |
DELICHÍ | Prémio Ecotrophelia Portugal |
Go Parity | World Summit Awards |
Chest Wine | Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola |
YData | Prémio do Jovem Empreendedor |
iLoF | Altice International Innovation Award |
Delox | Prémios Empreendedor XXI |
Allyfish | Food & Nutrition Awards |
Scavenger receptor Spa treatment for COVID-19 associated inflamatory and cytokine storm | i3S-Hovione Capital Innovation Prize |
Cyano Care | Splash! By Mermaid |
Labfit | START(H)UP |
Salt & Dreche | Prémio Ecotrophelia Portugal 2018 |
SCUBIC | Startup Challenge Rock in Rio Innovation Week |
Quarteto Contratempus | Prémio Nacional Indústrias Criativas |
Body Interact | World Summit Awards |
Towards 5G | Altice International Innovation Award |
Deflamina | Food & Nutrition Awards |
SOILIFE | Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola |
HECOLCAP | i3S-Hovione Capital Health Innovation Prize |
NU-RISE | Prémios Empreendedor XXI |
eCO2Blocks | Green Project Awards |
River Rice Sugar® | Food & Nutrition Awards |
Introsys | Prémio PME Inovação COTEC-BPI |
Wildfire Protect | Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola |
Smart Kiosk in Motion, Casas em Movimento | Green Project Awards |
EntoGreen | AIS 2017 Startup Showcase |
MagCyte | i3S-Hovione Capital Innovation Prize |
HC Alert - Hope Care | World Summit Awards |
O separador “Investigadores” dá acesso a uma base de dados com milhares de nomes de investigadores e respetivas linhas de investigação e competências.
Nº de investigadores registados até ao momento: 40297
A área dedicada às “Entidades de Inovação e I&D” disponibiliza um mapeamento das entidades que fazem inovação e I&D, distribuídas pelo país, assim como a sua respetiva caracterização.
A pesquisa pode ser feita livremente ou por categorias – Investigação e Ensino Superior, Redes Colaborativas e Intermediação Tecnológica, Empreendedorismo, Financiamento à Inovação, Empresas e Outras Entidades.
Nº de entidades registadas até ao momento: 1248
Neste separador é possível encontrar soluções para problemas tecnológicos, sendo possível identificar parceiros e oportunidades de negócio.
Nº de publicações registadas até ao momento: 5823
O Pilar 1 apoiará a excelência científica numa abordagem bottom-up de reforço à liderança científica da Europa, ao conhecimento e ao desenvolvimento de competências através de:
Baseia-se numa abordagem top down, apoiará a investigação com enfoque nos desafios societais e as tecnologias industriais. Está alinhado com as políticas Europeias e internacionais (e.g., os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) e está estruturado em 6 clusters:
No âmbito do Pilar 2 serão definidas Missões em temas transversais que garantam impacto socioeconómico e também parcerias Europeias Europeias com a indústria e os Estados-Membros. As áreas para as missões (Mission Area 1: Adaptation to Climate Change, including Societal Transformation; Mission Area 2: Cancer; Mission Area 3: Healthy Oceans, Seas, Coastal and Inland Waters; Mission Area 4: Climate-Neutral and Smart Cities; Mission Area 5: Soil Health and Food) e para as parcerias institucionalizadas já se encontram definidas, para os primeiros quatro anos de execução do programa, no Anexo Va do Regulamento do Horizonte Europa.
A inovação será apoiada de forma transversal em todo o programa HE, mas é no terceiro pilar que se concentram as atividades de criação de novos mercados e o apoio às PMEs com potencial de inovação de vanguarda e disruptiva mediante a criação do Conselho Europeu de Inovação (CEI). O CEI potenciará o ecossistema de inovação Europeu e funcionará como uma one-stop-shop para os inovadores com grande potencial. Terá 3 programas principais:
Para além dos três pilares, o Pilar Horizontal que tem como principal objetivo melhorar os resultados do programa a nível do alargamento da participação e do reforço do Espaço Europeu da Investigação. Incluem-se aqui medidas destinadas a ajudar os Estados-Membros a tirar o máximo partido do seu potencial de investigação e inovação:
Tal como no Horizonte 2020 (2014-2020), no Horizonte Europa (2021-2027), Portugal continuará a beneficiar do acesso aos instrumentos considerados no âmbito do Pilar Horizontal, nomeadamente o Teaming, Twinning, Era-Chairs e COST Actions. A lista de países considerados no âmbito do Pilar Horizontal encontra-se especificada no Regulamento do Horizonte Europa.
Cada missão tem um horizonte temporal e um orçamento adaptados ao desafio a que se propõe e tem como principal objetivo despoletar inovação orientada para a solução, com o envolvimento de todos os atores. Pretende-se que as missões tentem atingir o seu objetivo através de um conjunto de ações de I&I que devem envolver atores de todas as áreas e disciplinas.
14h30-16h00
10h00-11h30
14h30-16h30
10h00-12h00
10h00-12h00
10h00-12h00